A respiração é regulada pelo Sistema Nervoso Autónomo (SNA). Este sistema é responsável por assegurar as funções vitais inconscientes, ou seja, que não dependem da nossa vontade, como: regular a frequência respiratória, os batimentos cardíacos, a temperatura corporal, o metabolismo da urina, defecação, digestão, resposta sexual, entre outros.
Benefícios de uma respiração correta e conscienteVários estudos revelam que a prática de uma respiração consciente traz imensos benefícios:
- Regula o estado de energia mental e emocional;
- Aumenta a capacidade respiratória pulmonar;
- Melhora a aptidão cardiorrespiratória e a força muscular respiratória;
- Aumenta a taxa de oxigenação do sangue;
- Aumenta a produção de serotonina e dopamina, o que leva a um estado de calma, felicidade e harmonia interior;
- Aumenta a concentração;
- Ajuda a combater o stress e a ansiedade.
Para conseguires ter mais consciência deste tipo de respiração podes colocar uma mão na barriga e outra no peito e sentir o movimento do teu corpo durante as fases de inspiração e expiração.Uma respiração incorreta estabelece patologias e desordens físicas, mentais e emocionais tais como dores de cabeça, astenia física, cerebral e energética, ansiedade e pânico.
A respiração está profundamente interligada à mente e às emoções. O pensamento e a sua emoção associada conseguem alterar a nossa respiração, assim como a própria respiração consegue influenciar o pensamento, as emoções, os comportamentos, o metabolismo e a saúde. Como está a nossa respiração quando estamos irritados? Quando gritamos? Quando estamos nervosos e stressados? Ao praticarmos atividade física?
O músculo diafragma é um músculo muito emocional que entra facilmente em espasmo e em tensão. Essa tensão faz com que os músculos inspiratórios acessórios, acima descritos, comecem a trabalhar mais ativamente no processo inspiratório, entrando em sobrecarga. Essa sobrecarga constante leva a alterações posturais e compensações e a um maior dispêndio energético.
Quais as compensações mais comuns devido a esta alteração?
• Anteriorização da cabeça;
• Ombros enrolados para a frente;
• Hipercifose dorsal (postura de “corcunda”).
Como vês, respirar é um ato tão simples e natural e, ao mesmo tempo, tão importante para o nosso bem-estar emocional e físico.