Regressar ao ginásio depois de muito tempo exige alguns cuidados redobrados. Afinal, a intensidade a que o corpo é submetido é demasiado elevada. Além da utilização de cargas mais pesadas, vais também praticar exercícios que, possivelmente, não fazes há muito tempo!
Passamos então algumas dicas para um regresso mais tranquilo e sem sofrimento.
1 – Atenção à intensidade
Se estás a começar do zero ou a regressar depois de algum tempo sem treinar, mantenhem atenção à intensidade. Os primeiros dias devem ser calmos, devidamente ajustados à tua condição física atual e livre de cargas elevadas.
2 – Mantém-te hidratado
A hidratação é fundamental e deve ser tida como parte integrante da prática de exercício físico, antes, durante e após qualquer treino. Mantém o corpo saudável, evita lesões e previne doenças mais graves.
3 – Não te esqueças do descanso
Sem descanso, não há resultados. Ao treinar estamos a dar um estímulo ao nosso corpo e esses ganhos acontecem no período de descanso, em que o nosso corpo faz reposição energética e potencia o crescimento muscular.
4 – Alimentação adequada
Não adianta de nada treinar muito se tiveres uma alimentação inadequada às tuas necessidades. É, por isso, muito importante manteres-te informado e, caso tenhas a oportunidade, recorrer ao conhecimento especializado (personal trainer e nutricionista), de forma a seguires um plano de treino e alimentar adequado aos seus objetivos.
5 – Não desistas à primeira tentativa
Esta é a dica que não deves mesmo descartar. É perfeitamente natural que o regresso ao ginásio não seja assim tão agradável, mas se te mantiveres focado e motivado tens tudo para conseguir!